Contribua com nosso projeto.
PIX:
contato@conselheirocristao.com.br
Paulo Cicero Marculino

Contribua com nosso projeto

Aconselhando Vidas Paulo Marculino

10 Conselhos Para o Novo Convertido

Não esqueça de manter o seu corpo hidratado, beba água!

10 Conselhos para o novo convertido – Que seja de grande importância para a sua vida.

Estamos em momentos difíceis, onde a sã doutrina está sendo desprezada por muitos.

Faça exercícios

É importante que você que é recém-convertido fique atento ao que é pregado e ensinado hoje.

Portanto não se atenha apenas ao que os líderes dizem, e sim ao que as Escrituras afirmam.

Persista sempre em ler, aprender as Escrituras, procurando sempre examinar com cuidado.

Mantenha ou desenvolva o hábito da leitura

Então vamos aos 10 conselhos para o novo convertido que consideramos importantes.

1º Conselho – Examine as Escrituras

Dos 10 conselhos para o novo convertido não poderíamos deixar esse passar. Esse conselho é baseado nas palavras de Jesus:

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
João 5:39

As Escrituras testificam de Jesus. Então para que você conheça cada vez mais sobre os ensinamentos e atos de Jesus, sempre examine as Escrituras Sagradas.

É muito importante porém que nessa parte você não relaxe, faça um esforço para estar sempre meditando na Palavra de Deus.

O que é Examinar as Escrituras?

Examinar as escrituras não é simplesmente ler, pois examinar é o mesmo que estudar. Mas estudar da forma mais profunda possível.

Então tenha sim o hábito de ler a Palavra de Deus, e mais ainda de estudar a mesma. Veja abaixo algumas dicas para você examinar a Palavra:

  • Tenha um dicionário em mãos
  • Consulte livros bíblicos que falam do assunto que você está estudando
  • Assista um vídeo na internet falando do assunto estudado
  • Separe um tempo apenas para estudar a Palavra (Um momento que ninguém atrapalhe você).
  • Pergunte a outros irmãos para saber o que eles pensam a respeito daquele assunto.

Uma coisa que é bom lembrar é que você pode estudar sobre um assunto pelo tempo que desejar, portanto não precisa correr.

Se você puder tenha também Bíblias em outras versões, apenas por uma questão de realizar comparações mesmo.

Como dito na lista acima, procure ter em mãos um dicionário e se possível tenha também um livro de usos e costumes da época de Jesus. Certamente isso vai te ajudar em muitas questões bíblicas.

Leia: Dicas para o novo convertido ler a bíblia

2º Conselho – Ore em Todo o Tempo

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
Efésios 6:18

Orai sem cessar.
1 Tessalonicenses 5:17

Então uma das coisas mais importantes na vida do crente em Jesus do início ao fim da vida é a oração.

O apóstolo Paulo exorta a igreja a orar em todo o tempo, e orar com perseverança por todos os irmãos.

Orar em todo o tempo não quer dizer que você deve ficar horas e horas de joelhos. Na verdade você não precisa ficar muito tempo orando para Deus entender a sua oração.

Mas a questão aqui é o fato do quanto é importante viver a prática da oração. Então perceba que você pode estar indo para o trabalho e enquanto está na condução pode orar em espírito.

Até mesmo durante muitas atividades como afazeres domésticos é possível estar orando.

Na verdade o que não falta são motivos para a oração, pois certamente você deve conhecer muitas pessoas que precisam de oração.

Além disso você pode interceder pelos seus irmãos, parentes e amigos.

Dicas para orar mais

Lembrando aqui que não me refiro ao tempo em si, mas a manter a prática da oração. Abaixo veja algumas dicas que certamente vai ajudar você a orar com mais consistência.

  • Faça um devocional – Devocional é separar um tempo diariamente para ler as Escrituras e orar. Além disso geralmente as pessoas também cantam um hino ao final. É como se fosse uma pequena reunião porém só entre você e Deus.
  • Seja grato – Se você procurar motivos para agradecer a Deus, certamente a lista será grande. Até em momentos difíceis temos motivos para agradecer.
  • Separe um dia na sua agenda o dia ou os dias melhor para você para a prática da oração. Mas também não esqueça de estabelecer um momento no dia que ninguém incomode.

Lembre-se sempre de agradecer e veja aqui quantos motivos para agradecer – Obrigado Jesus (Clique em obrigado Jesus).

3º Conselho – Cuidado com as distrações em excesso

Na era atual o que não falta são coisas para distrair e tirar você do foco. Então é importante que você tenha sim momento de lazer, mas fique atento.

Com as muitas distrações aquilo que é realmente importante acaba sendo deixado de lado, mas isso a longo prazo pode trazer muitos danos.

Então evite perder muito tempo com coisas que não acrescentam nada a sua vida, foque sempre o que realmente é importante.

Dicas Para Evitar Distrações em excesso

Para se evitar muitas distrações que é o que não falta hoje, você pode seguir essas dicas abaixo:

  • Priorize as coisas mais importantes e se envolva com elas.
  • Separe um tempo para o lazer, sem exageros, mas divirta-se bastante.
  • Evite tempo excessivo na TV, no celular e em jogos.
  • Aproveite o tempo ocioso para pensar em algo produtivo para fazer ou inventar algo novo.
  • Leia livros, neste momento geralmente você nunca está distraído. Se for um livro de cunho cristão procure comparar com a Palavra as afirmações.

Acredito que essas dicas acima irá ajudar você a ter o seu lazer mas também evitar distrações desnecessárias.

4º Conselho – Cuidado Com o Que Você vê e Ouve

Hoje existem um excesso de informações, portanto é preciso saber filtrar tudo. Nem tudo o que vemos é aquilo que aparenta, e nem tudo o que ouvimos é realmente verdade.

Procure ponderar tudo com sabedoria e equilíbrio, para que você não fique perdido em meio a esse mar de informações. Faça sempre da Palavra de Deus um filtro para filtrar o que você tem visto e ouvido.

Dicas Para você Filtrar as Informações

Infelizmente como já dizem muitos a mídia não é a nossa amiga. Então mais do que nunca é preciso ficarmos apercebidos por que existe muita desinformação.

Siga essas dicas abaixo para lhe ajudar nessa questão!

  • Todo o movimento que você ver que é feito em nome de Deus, procure entender a origem e se tem fundamento bíblico.
  • Toda mensagem que você escutar passe também sempre pelo crivo da Palavra de Deus. Hoje infelizmente existem muitas mensagens que usam o nome de Deus e de Jesus, mas na essência são totalmente antibíblicas.
  • Não aceite tudo o que vê ou escuta apenas por que o pregador é famoso. Muitos pregadores hoje são famosos, estão até na TV, mas ainda assim falam muitas heresias.
  • Evite também aceitar tudo o que a pessoa faz e fala, simplesmente por que tem um título eclesiástico, como bispo, pastor, evangelista, ou outro título qualquer.
    Portanto não importa que esteja falando, confirme com as Escrituras. Infelizmente hoje existem muitos falsos profetas, veja o que Jesus disse a respeito deles:

“Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.
Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?
Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins.
A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.
Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.
Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!
Mateus 7:15-20

Com o tempo você vai pegar esse hábito de conferir tudo com as Escrituras, e isso será muito saudável para você a longo prazo.

5º Conselho – Afaste-se de Más Companhias

Uma das piores coisas que podem acontecer na vida das pessoas no início são as más companhias. Entretanto não é difícil perceber as mesmas.

A má companhia é sempre aquela que quer lhe induzir ao erro, portanto fique atento e afaste-se.

Você pode perceber que até mesmo em meio a igreja poderá existir pessoas assim. Contudo tem muita gente boa para você manter por perto.

Jesus disse que a árvore é conhecida pelo fruto que ela produz, pois uma árvore boa não pode produzir maus frutos, nem uma ruim produzir frutos bons.

Apenas observe, e você vai perceber com quais pessoas e irmãos você deve manter por perto.

Certamente você não deve ficar procurando perfeição em ninguém, caso contrário você será mais um religioso. Mas com um pouco de bom senso você vai perceber as coisas.

Lembre-se do que Jesus disse:

“Considerem: uma árvore boa dá bom fruto; uma árvore ruim, dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto.
Mateus 12:33

6º Conselho – Afaste-se Dos que Induzem a Avareza

Hoje o que predomina no Brasil são as denominações. Portanto provavelmente você se converteu em alguma delas.

Entretanto fique esperto, pois tem algumas que falam apenas de dinheiro. Lembre-se que antes de você se tornar membro de uma denominação, você é membro do Corpo de Cristo que é a igreja.

Portanto fique atento, pois a avareza é idolatria. Infelizmente hoje muitas denominações servem a Mamom.

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Mateus 6:24

Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
Colossenses 3:5

Não seja pescado pela ganância, em muitos lugares parece ser para eles um pesadelo viver uma vida simples. Além disso dizem o tempo todo que você tem que conquistar e ter muito dinheiro.

Diversas mensagens são direcionadas a isso, e Cristo deixa de ser anunciado. Te riqueza não é pecado, mas desejar as mesmas a todo custo é aonde mora o problema.

Veja uma séria exortação do apostolo Paulo a respeito disso:

Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,
pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.
Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.
1 Timóteo 6:9-11

Então veja acima que não é o dinheiro que é a raiz de todos os males, mas sim o amor ao mesmo. Amar o dinheiro é idolatria. Fique atento.

Leia na sua Bíblia o livro de Provérbios capítulo um, e veja algo interessante falado por Salomão acerca da cobiça.

7º Conselho – Fique Livre Para Conhecer Seus Irmãos em Qualquer Lugar

Hoje existe mais de 30 mil denominações ou mais no Brasil. Em qual delas você deve ficar? Ficar aonde você se converteu?

Fique aonde se prega com mais clareza possível as Doutrinas de Cristo. Então para você saber as doutrinas de Cristo você precisa conhecer as mesmas.

E para conhecer as doutrinas, é preciso pois examinar as Escrituras como falamos acima.

Portanto a medida que você for aprendendo, você perceberá qual denominação ou grupo de irmãos se aproximam mais da doutrina de Cristo.

É triste dizer isso, mas é uma realidade que ninguém pode esconder, ou seja, as próprias denominações (não todas), brigam entre si.

Uma quer ser melhor do que a outra, alguns líderes dizem que Deus opera apenas onde eles lideram.

Existem até pastores que dizem que você não pode fazer parte de outra igreja, se você já tem a sua. São coisas que soam estranho as Escrituras, pois todos nós somos irmãos, e não devem existir essas barreiras.

Alguns irmãos são até amaldiçoados quando saem de uma instituição religiosa. Entretanto você é livre para servir a Cristo com a sua vida, e para isso você não depende de ninguém apenas de Deus.

Certamente precisamos sim dos nossos irmãos, mas devemos depender apenas de Deus.

8º Conselho – Não se Deixe Dominar

Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,
Colossenses 2:18

Você não pertence ao homem e sim a Jesus, portanto como membro do Corpo de Cristo não permita ser dominado.

Se você faz parte de algum grupo cristão, mas percebe que estão querendo mandar ao invés de ensinar, fique atento.

Se disserem que você não pode se reunir com outros irmãos por que tem reunião no seu grupo, fique atento aos motivos.

Por que proibir você de se reunir com outros irmãos em outros grupos? Alguns vão orientar e explicar o por que, outros vão apenas mandar.

Então saiba que você pertence a Cristo, e apenas a ele. Isso não fará de você um rebelde, muito pelo contrário. Certamente você parecerá um rebelde para quem quer mandar em você.

Veja que o apostolo Pedro era contra esse espírito ditador:

Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
1 Pedro 5:1-3

Creio que você entendeu as palavras de Pedro acima 😉

9º Conselho – Não Fique Com Dúvidas, Pergunte

No início muitas dúvidas podem surgir, mas sempre pergunte. Se algum líder se ofender pelo fato de você ter questionado algo, fique ligado!

Qualquer irmão deve procurar responder você com mansidão as suas dúvidas.

Então qualquer dúvida que você tiver, é importante que você anote. Anote tudo o que for preciso. Além disso você pode fazer uma pesquisa por conta própria acerca do assunto que você tem dúvida.

Mas isso não impede que você pergunte a outros irmãos. Mas o mais importante é que você não fique com a sua dúvida perdurando.

Portanto ressalto que é bom você pegar o hábito de pesquisar por sua conta, pois você aprenderá a tirar suas próprias conclusões.

Ainda que você erre em alguma conclusão, ainda assim isso é bom para você, pois é errando que também se aprende.

10 Conselhos Para o Novo Convertido|10º Conselho: Pratique o Bem Sempre

Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.
Gálatas 6:8-10

Lendo a passagem acima, vemos a importância de semear o bem. Então faça o bem sempre, aproveite todas as oportunidades para isso.

Entretanto jamais espere algo em troca ou reconhecimento dos homens. A sua recompensa vem de Deus.

Ao fazer o bem, siga lembre-se do que Jesus disse:

“Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial.
“Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa.
Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita,
de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará”.
Mateus 6:1-4

Leia os outros versículos, e siga sempre essa linha de raciocínio de Jesus

Gostaria de ressaltar que é muito importante que você faça o bem as pessoas sem esperar nada em troca.

É Difícil Mas é Melhor

Certamente isso é algo muito difícil para a nossa natureza humana, mas é o melhor a ser feito.

Quando Jesus ensina isso, Ele está nos protegendo de emoções negativas. Por isso é muito bom atentar para isso.

Digamos que você fez muito por uma pessoa, e no fim das contas ela nem sequer te agradeceu. Ou simplesmente sumiu sem falar nada com você.

Quando você segue a lógica do ensinamento de Cristo, você vai pensar:
“Não tem problema, o que foi feito, foi feito por amor, por que eu quis ajudar”. Dessa forma você ficará em paz e seguirá com a mente tranquila.

Pense nisso e que Deus abençoe a sua vida grandemente.

10 Conselhos Para o Novo Convertido Meditar

Espero que esses 10 Conselhos para o novo convertido tenha servido de edificação para a sua vida.

E desses 10 conselhos para o novo convertido, qual você achou mais interessante? Deixe o seu comentário!

Obs.: Você pode propor os 10 Conselhos Para o Novo Convertido como um tema para se estudar entre seus irmãos.

Se você gostou do conteúdo considere compartilhar com seus amigos e irmãos.

Leia também:
12 Coisas que o novo convertido deve fazer

Compartilhar 10 Conselhos Para o Novo Convertido


Parabéns por ler todo o conteúdo!
Nos envie uma mensagem, ou deixe o seu pedido de oração

    Compartilhar

    Sobre o autor | Website

    Membro do corpo de Cristo que é a igreja do Senhor Jesus! Aprendendo sempre. Redator de conteúdo para sites e blogs.

    Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    1 Comentário

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.



    plugins premium WordPress